Vacinas

Meningocócica C conjugada

Esta vacina é utilizada para prevenir as doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Essa bactéria pode causar infecções graves, tais como meningite e septicemia.

Recomenda-se o uso rotineiro da vacina meningocócica C conjugada para lactentes maiores de 2 meses de idade, crianças e adolescentes. O esquema recomendado é uma dose aos 3 e outra aos 5 meses, com reforços aos 12-15 meses , 5-6 anos e na adolescência.

A vacina meningocócica ACWY conjugada ao toxóide tetânico (ACWY-TT) está licenciada a partir de 12 meses de idade e a vacina meningocócica ACWY conjugada ao mutante diftérico (ACWYCRM) está licenciada a partir de 2 anos de idade.

Então, no primeiro ano de vida são recomendadas duas doses da vacina meningocócica C conjugada, aos 3 e 5 meses. A dose de reforço, entre 12 e 15 meses de idade, pode ser feita com a vacina meningocócica C conjugada ou preferencialmente com a vacina meningocócica ACWY conjugada ao toxóide tetânico (ACWY-TT), assim como as doses entre 5 a 6 anos de idade e aos 11 anos (ACWY-TT ou ACWY-CRM). A recomendação de doses de reforço 5 anos depois (entre 5 e 6 anos de idade para os vacinados no primeiro ano de vida) e na adolescência (a partir dos 11 anos de idade) é baseada na rápida diminuição dos títulos de anticorpos associados à proteção, evidenciada com todas as vacinas meningocócicas conjugadas.

0
0
0
s2sdefault