Vacinas

Influenza

Esta vacina é dada durante os meses que precedem o inverno para prevenir casos de gripe. Ela é feita com as cepas de vírus que circularam no ano anterior.

A vacina da gripe é recomendada para todas as crianças a partir dos 6 meses de idade.

Quando administrada pela primeira vez em crianças menores de 9 anos, aplicar duas doses com intervalo de 30 dias.

Crianças menores de 3 anos de idade recebem 0,25 mL por dose e as maiores de 3 anos recebem 0,5 mL por dose.

Desde que disponível, este ano (2016) a vacina influenza 4-Valente é preferível à vacina influenza 3-Valente, por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V, utilizar a vacina 3V.

A vacinação contra influenza no SUS é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

A vacina aplicada, este ano (2016), é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 (ambos vírus da Influenza A) e uma cepa da Influenza B (subtipo Brisbane). A vacina 4-Valente esta disponível nas clinicas particulares e confere proteção contra o vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e influenza B (subtipos Brisbane e Phuket).

0
0
0
s2sdefault