Vacinas

BCG ID

Esta vacina previne contra tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou pelo Bacilo de Koch. Ela afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos ou sistemas (ossos, rins e meninges). A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

A vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis e deve ser aplicada o mais precocemente possível (antes da criança completar um mês), de preferência ainda na maternidade, em recém-nascidos com peso maior de 2kg.

Ela é aplicada no braço direito, local onde deve aparecer uma pequena cicatriz, em geral após 6 a 8 semanas. O ID indica que ela é aplicada intradérmica, ou seja, entre as camadas derme e epiderme da pele.

Deve ser aplicada em dose única. Uma segunda dose da vacina é recomendada quando, após 6 meses da primeira dose, não se observa cicatriz no local da aplicação.

Em comunicantes domiciliares de hanseníase, independente da forma clínica, uma segunda dose pode ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses após a primeira dose.

0
0
0
s2sdefault