BCG ID
Esta vacina previne contra tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou pelo Bacilo de Koch. Ela afeta prioritariamente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos ou sistemas (ossos, rins e meninges). A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.
A vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis e deve ser aplicada o mais precocemente possível (antes da criança completar um mês), de preferência ainda na maternidade, em recém-nascidos com peso maior de 2kg.
Em casos de histórico familiar, suspeita de imunodeficiência ou RNs cujas mães fizeram uso de biológicos durante a gestação, a vacinação poderá ser postergada ou contraindicada
Ela é aplicada no braço direito, local onde deve aparecer uma pequena cicatriz, em geral após 6 a 8 semanas. O ID indica que ela é aplicada intradérmica, ou seja, entre as camadas derme e epiderme da pele.
Deve ser aplicada em dose única. A revacinação com BCG não é mais recomendada mesmo para crianças que não desenvolveram cicatriz vacinal, pela ausência de evidências de que a repetição traga benefício adicional.
Em comunicantes domiciliares de hanseníase, independente da forma clínica, uma segunda dose pode ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses após a primeira dose.