Teste do Coraçãozinho
O Teste do coraçãozinho tem o objetivo de triar as crianças com possibilidade de apresentarem alguma cardiopatia importante ao nascimento.
A medicina tem avançado em seus conhecimentos e vários exames têm sido incorporados às avaliações feitas no recém-nascido, com o intuito de triar problemas de saúde que podem comprometer a saúde do bebê. É assim com o teste do pezinho, o teste da orelhinha, o reflexo vermelho.
Recentemente foi acrescentado a esses exames o teste do coraçãozinho. Este visa afastar cardiopatias congênitas críticas.
Quando o bebê nasce, por ter pérvio o canal arterial, que permite a oxigenação do sangue enquanto ainda dentro do útero, muitos sopros cardíacos podem não ser audíveis. Dessa forma algumas cardiopatias não são detectadas de início.
Esse exame é feito através da oximetria de pulso, que mede a saturação de oxigênio no sangue da criança. O esperado é que ela seja >95%, tanto nos membros superiores quanto nos membros inferiores. Valores menores, principalmente se houver uma saturação 3% menor que o esperado indicam a necessidade de realização de outros exames (ecocardiogafia) com o intuito de esclarecer o caso.
O importante é entender o tipo de informação que os exames de triagem neonatal oferecem (exames feitos por ocasião do nascimento). Na verdade eles não afastam totalmente determinados diagnósticos, mas ajudam muito na detecção precoce de várias doenças.