Os primeiros 1000 dias de vida duram para sempre
Muitas mães estão começando a entender melhor sobre nutrição e sua importância na saúde da família. Isso vem acompanhado de muitas dúvidas e algumas vezes de alguns mal entendidos, pois nem tudo que é recomendado para adultos é adequado para as crianças.
A criança passa por diversas fases durante seu desenvolvimento e as necessidades nutricionais, em termos de quantidade e qualidade, mudam de acordo com cada fase. Um erro frequente é tentar aumentar o consumo de proteína dos bebês. Os que mamam têm sua oferta controlada pelo organismo materno e as mães não precisam se preocupar com isso, pois a natureza vai alterando a quantidade de proteína do leite de acordo com o tempo de aleitamento.
O colostro tem uma composição diferente do leite e o leite do prematuro é diferente do leite do bebê que nasce no tempo correto.
Já os bebês que tomam fórmula ou iniciaram a alimentação complementar devem ter uma atenção redobrada de suas famílias em relação à quantidade e a qualidade da proteína oferecida na dieta. Proteínas em excesso no início da vida podem levar ao aumento rápido de peso, predispondo à obesidade futura. A falta de algum aminoácido ou até uma quantidade total de proteína abaixo do necessário vão induzir erros no metabolismo e desnutrição.
Parece difícil? Dieta balanceada é mais simples que os modismos que aparecem a todo o momento. A dieta tem que ser variada e sem excessos em todas as idades. A ansiedade das famílias em querer que a criança cresça e inicie a alimentação complementar também pode prejudicar a nutrição.
Uma nutrição balanceada nos primeiros mil dias de vida, período que vai do inicio da gestação até o final do segundo ano, pode modificar até a genética do bebê, pode protegê-lo durante toda vida e cria hábitos saudáveis. Parece ficção científica? Mas é realidade!
Ofereça os nutrientes certos, na quantidade certa e os genes vão se comportar diferente. Eles vão continuar os mesmos, isso ainda não dá para mudar, mas o seu comportamento é alterado de forma permanente quando são expostos aos nutrientes corretos, protegendo a criança de doenças futuras tais como diabetes, hipertensão e obesidade.
Não se culpe se não teve estas informações no período certo. Tente melhorar o hábito de toda a família hoje, não deixe para amanhã. Siga as orientações fornecidas durante as consultas!