Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento no 1º ano de vida
Brincar é essencial na vida de uma crianças e é um direito assegurado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança desde 1959.
Existem brincadeiras próprias para cada fase da vida de uma criança.
Os principais objetivos do brincar são: o prazer, a expressão dos sentimentos e a aprendizagem. É através da brincadeira que a criança entende e descobre o mundo, preparando-se para a vida adulta.
Como estimular com brincadeiras o desenvolvimento em bebês com:
1 mês:
- Cante para o bebê, ele também começará a ficar mais vocal.
- Mude a posição de um móbile de vez em quando ou mude a posição do bebê para que ele tenha uma visão diferente.
- Balançar chocalhos para o bebê associar o som ao movimento.
2 meses:
- Desde o começo, o seu bebê vai ouvir e responder a sua voz. Use essa conexão para falar coisas sobre o móbile, suas cores, o movimento, os personagens que ficam pendurados.
- Faça sons diferentes para que ele procure onde está.
- Mostre brinquedos coloridos para que o bebê acompanhe com os olhos.
3 meses:
- Nessa idade seu brinquedo favorito são as próprias mãos. O bebê acompanha com os olhos seu movimento.
- Coloque a mão ou o pé do bebê ao alcance de brinquedos que fazem som, ele irá tocar e verá uma resposta do brinquedo, ativando seu senso de ação e reação.
- Ofereça brinquedos nas mãos do bebê para ele chacoalhar.
- Dance e movimente o bebê para que ele adquirira equilíbrio.
4 meses:
-Coloque o chocalho na mão do bebê e o agite suavemente.
- Ofereça mordedores e brinquedos para que o bebê leve até a boca.
- Ajude o bebê a exercitar a coordenação ao segurar brinquedos e chacoalha-los. Coloque o chocalho nas mãos do bebê, chacoalhe e diga ''Ouviu esse som? Foi você quem o fez!'' O elogio estimula o bebê tentar de novo.
5 meses:
- Ofereça brinquedos para que o bebê possa esticar as mãozinhas e pegar.
- Coloque o bebê em frente ao espelho, ele sorri com seu próprio reflexo.
- Bata palmas com o bebê.
- O bebê se diverte quando vê as luzes e ouve o som de um brinquedo.
6 meses:
- O bebê nessa idade gosta de brincadeiras simples como, “achou!”. Esconda um brinquedo embaixo de um pano e depois puxe-o para que ele visualize o que foi escondido.
- Estimule-o a colocar os pés na boca.
- Esconda o brinquedo fora do alcance do bebê e estimule-o a procurar ou tentar alcançar o brinquedo.
7 meses:
- O bebê adora batucar e fazer barulho com panelas e colheres de pau.
- Gosta de se arrastar com a barriga.
- Adora tocar em seus brinquedos.
- Imite sons de diferentes tipos de animais para ele.
8 meses:
- Deixe uma caixa de brinquedos bem grande e cheia para que ele escolha o que quiser.
- Dê ao bebê alguns brinquedos que façam barulho, como tambores, chocalhos e guizos.
- Explore todas as funções de um brinquedo junto com o bebê, mostre para ele como apertar as teclas e virar páginas.
9 meses:
- Use os brinquedos para apresentar ao seu bebê as cores.
- Brinque de bola com ele.
- Ofereça ao bebê objetos de texturas diferentes para que ele os toque, tais como espuma, madeira, toalha, metal, borracha etc.
10 meses:
- Estimule o bebê a levantar e ficar em pé colocando um brinquedo no topo e dizendo: “O que será que acontece se apertarmos este botão aqui em cima”.
- O bebê gosta de brincar de andar segurando a mão de um adulto.
- Brinque de “achou!”
- Peça para ele pegar um brinquedo e trazer até você.
11 meses:
- Dê cubos grandes e pequenos para que ele possa encaixar.
- Na hora do banho coloque brinquedos na banheira para que ele os manipule.
- Espalhe brinquedos no chão colocando um pequeno e um grande. Fale sobre o tamanho: “Esse é pequeno, esse é grande.”
- Conte diferentes tipos de histórias para ampliar o vocabulário.
12 meses:
- Faça um som com um brinquedo e peça para a criança imitar ou imite o que a criança fizer.
- Coloque brinquedos dentro de um pote grande para ele tentar abrir e pegar os brinquedos que estão dentro.
- Mostrar livros e revistas para o bebê identificar objetos, animais e partes do corpo.
- Deixe o bebê brincar com o brinquedo de forma independente. Fique por perto para ajudar caso ele precise de você e ofereça motivação: "Você consegue, vamos lá!”.